Com investimentos de R$ 30 milhões, unidade vai triplicar área construída, aumentar atendimentos e receber novos equipamentos
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai investir R$ 30 milhões na ampliação do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), que pertence à Macrorregião Centro-Norte do estado. O anúncio foi feito pelo secretário da Saúde, Rasível Santos, em visita à unidade.
Com os investimentos, a unidade irá mais que triplicar sua área construída, saindo dos atuais 2 mil m² para 6.500 m². O Heja passará ainda por adequação e ampliação de leitos de enfermaria (de 29 para 62 em ala adulto e 11 infantil); ampliação de salas de cirurgia (de 2 para 5); adequação do pronto-socorro com ampliação de leitos de observação (de 5 para 15), sendo cinco masculinos, cinco femininos e cinco pediátricos. Além disso, a Central de Materiais e Esterilização, o centro de UTI e o espaço de resíduos da unidade passarão por adequação para garantir maior acesso, qualidade e segurança no atendimento à população.
A unidade de saúde receberá também um aparelho de raio X e um tomógrafo que vão melhorar a resolutividade e eficiência dos atendimentos já que o paciente poderá realizar os exames no próprio hospital, evitando deslocamentos. A SES anunciou também a aquisição de uma subestação de energia elétrica para a unidade.
A estimativa é que, após a reforma e ampliação, o hospital passará a ter capacidade para atender mais 1,2 mil pacientes por mês, o que significa 14,4 mil atendimentos adicionais por ano. Em visita ao Heja, o secretário Rasível Santos informou que o processo licitatório será iniciado em breve. “O Heja é importante para a rede de urgência e emergência da região e a gente precisa cuidar das pessoas com menor deslocamento possível, que é o trabalho de regionalização da Saúde. O Estado vai chegar mais próximo das pessoas para atendê-las independentemente do local onde elas estejam residindo em Goiás”, afirmou.
O prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, ressaltou a parceria com o governo estadual. “Nos últimos 8 anos, vivemos uma transformação na Saúde de Jaraguá e da região. Isso mostra o comprometimento com a descentralização dos atendimentos e vamos melhorar cada vez mais”, assegurou.
Histórico
O Hospital Estadual de Jaraguá foi fundado em 1990 e funciona 24 horas. Além do município, também atende à população de outras cidades da macrorregião Centro-Norte. Em 2025, a unidade de saúde foi reconhecida com o Prêmio Top Quality de Excelência no Programa 5S, uma das mais importantes certificações voltadas à qualidade e organização institucional. A conquista evidencia o compromisso da unidade com a melhoria contínua dos processos, a segurança do paciente e a eficiência no atendimento à população.
Foto: Iron Braz
Legenda: Ampliação do Hospital Estadual de Jaraguá vai garantir até 14,4 mil atendimentos a mais por ano à população da região
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás